SOBRE PROPÓSITO

20 de mar, 2019 Estrada por do sol

Existe hoje uma multidão de pessoas sedentas pela descoberta do seu propósito. A palavra está na moda, e está na moda também a ilusão sedutora de poder ter sucesso, fama e prosperidade financeira, sem tanto esforço.

Você certamente já ouviu alguém aconselhar: “Faça o que ama, e não precisará trabalhar nem um dia.”

Perdoe-me o balde de água fria, mas isso não é verdade.

Trabalhar com o que alimenta sua alma vai demandar muito de você.

Muita presença, muito comprometimento, muita entrega. Afinal, se não há vida sem desafios, por que haveria de existir vida profissional sem flutuações?

Minha geração era chamada de geração Coca-Cola. Mas agora que a Coca foi substituída por suco verde e Kombucha, arrisco dizer que estamos diante da geração Start Up.

Jovens sedentos por se tornar um case de sucesso, e por lançar o próximo aplicativo da moda. De dez, um vinga. Nove ficam frustrados, correndo atrás de emplacar alguma ideia para então poderem dizer que encontraram seu propósito. Será?

Percebo que mais da metade das pessoas que me procuram buscando atendimentos para “encontrar seu propósito” estão, no fundo, buscando outra coisa.

Primeiro, vamos esclarecer:

MAS O QUE É PROPÓSITO?

Propósito tem a ver com se colocar a SERviço da energia maior, para um bem maior. Não tem a ver com construir impérios, e sim com a contribuição que você pode dar ao mundo, na sua esfera – seja ela qual for.

Tem a ver com abundância e com infinitas possibilidades. Isso, traduzido, significa que você receberá os recursos que precisa, para concretizar o que precisa. Isso não tem a ver, necessariamente, com se tornar o próximo Steve Jobs, ou que precise ter nascido com o dom do Pelé.

Tem a ver com se conhecer muito, a ponto de encontrar seu lugar no mundo. Estar tão conectado com a sua essência que conseguirá transborda-la em qualquer esfera da sua vida. Não tem a ver com encontrar o contexto perfeito, a empresa perfeita, o trabalho sem esforço e o sucesso sem comprometimento.

Tem a ver com viver desafios, se doar muito, e, ainda assim, sentir preenchido, seguro, em paz, alinhado com sua verdade. Não tem a ver com copiar fórmulas prontas, ou com quantificar sucesso a partir de likes.

O que é sucesso, afinal, para você?

A maioria das pessoas que me procura, quando começa a explicar o porquê da busca pelo propósito, deixa escapar que, na verdade, está buscando reconhecimento.

Elas estão mais interessadas em serem validadas, em serem famosas, em conquistar coisas grandiosas, do que, de fato, em sem conhecer e se alinhar com seus valores e essência.

As pessoas que se encontram acabam descobrindo seu propósito profissional e prosperando, não por sorte. Mas porque existe por trás do trabalho um motivo maior que impede que elas desistam, mesmo quando os resultados não são positivos.

Elas tendem a se reconstruir muitas vezes, num mesmo campo de atuação, até que, finalmente, a coisa deslancha. Aos olhos de quem está de fora pode até parecer resultado instantâneo. Mas raramente é.

Pessoas com propósito são comprometidas com o SERviço, e não somente com o resultado. Sendo assim, topam enfrentar os desafios do processo, e não ficam pulando de galho em galho, ou de projeto em projeto.

Aos que ainda buscam propósito para suprir necessidade de reconhecimento, o caminho é construir senso de autoestima, para deixar de lado a necessidade de impressionar as outras pessoas e compreender que ninguém se preenche de resultados, mas sim de valores.

Você não vai encontrar seu propósito. 

Você É o seu propósito.

Seu propósito é ser você mesmo.

O problema?

As pessoas estão tão ocupadas pensando em como prosperar, que não sobra tempo para se conhecerem, verdadeiramente.

O que um bom processo de coaching faz por você não é te contar seu processo, é te ajudar a se REconhecer.

Quando você se alinhar honestamente com a sua verdade, o Universo poderá se manifestar através de você, e te colocar, finalmente, a SERviço da sua essência.

Gostou do texto? Espero que sim. No blog também escrevi sobre felicidade e sobre como depositamos nossa expectativa de sermos mais felizes em acontecimentos que estão no futuro.